quinta-feira, 14 de julho de 2011

Trezena a Santo Antônio

1º dia:      Santo Antônio, homem defensor da vida. Que zelastes pela vida de todos, fazei que nós vivamos sempre a preciosa vida de comunhão com Deus e com os irmãos. Que todos tenham a preciosa vida de comunhão com Deus e com os irmãos> Que todos tenham a vida em plenitude (Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai).

2º dia:      Santo Antônio, homem feliz e bem aventurado, que curastes os doentes, daí-nos saúde e serviremos a Deus cumprindo nosso compromisso cristão: lutar em favor da saúde. Ajudai-nos a viver na alegria e na paz (Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai).

3º dia:      Santo Antônio, homem virtuoso, afastai para longe de nós todo mal e guiai-nos no caminho da fé, da esperança e do amor. Que aqueles que convivem conosco possam encontrar em nós exemplo de fé e dedicação (Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai).

4º dia:      Santo Antônio, homem amável, amigo dos oprimidos e corajoso pregador da justiça, fazei que não nos desviemos da prática do amor ao próximo, especialmente o mais fraco e pobre (Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai).

5º dia:      Santo Antônio, homem forte, que desde menino aprendeste a vencer o mal, defendei-nos das tentações do orgulho e da ganância, da descrença e do egoísmo. Ajudai os jovens a crescerem sem violência, na certeza de um mundo melhor (Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai).

6º dia:      Santo Antônio, homem paciente, dirigi-nos agitado mar da vida e conduzi-nos ao porto da eterna salvação. Intercedei a Deus para que seja aberto o tesouro da misericórdia divina (Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai).

7º dia:      Santo Antônio, homem bom, sempre pronto a interceder por vossos devotos em suas dificuldades, socorrei-vos nas presentes necessidades, estendei vossa mão santa a quantas estão atravessando tribulações e perigos (Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai).

8º dia:      Santo Antônio, médico celeste, curai as feridas que existem no mundo e em nosso coração. Que muitos possam se converter ao evangelho; ajudai-nos a corrigir nossos defeitos (Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai).

9º dia:      Santo Antônio, consolador dos aflitos, daí-nos paciência e fortaleza nos sofrimentos da vida. Daí também força e consolo àqueles que sofrem e vivem desanimados (Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai).

10º dia: Santo Antônio, restituidor das coisas perdidas, fazei que nós jamais percamos pelo pecado a amizade de Deus. Se por ventura a perdermos, seja-nos dado readquiri-la o quanto antes (Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai).

11º dia:    Santo Antônio, grande pregador da palavra de Deus, conservai-nos sempre fiéis à doutrina da Igreja de Jesus. Que nossas famílias sejam pequenas igrejas domésticas onde se aprende e se vive a mensagem de Cristo (Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai).

12º dia:    Santo Antônio, homem zeloso, por quem membros desligados do corpo reúnem-se recobrando a vida, fazei que a igreja, o povo de Deus, caminhe na união entre pastores e fiéis (Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai).

13º dia:    Santo Antônio querido, olhai do céu para tantas necessidades. Falai a Deus a vossa língua milagrosa, a fim de que, pela “comunhão dos Santos”, aqui na terra possamos ser amparados e atendidos (Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai).



ORAÇÃO

Deus eterno e todo poderoso, que destes Santo Antônio ao vosso povo como insigne pregador e intercessor em todas as necessidades, fazei-nos, por seu auxílio, seguir os ensinamentos da vida cristã, e sentir a vossa ajuda em todas as provações. Por nosso Senhor Jesus Cristo...


quarta-feira, 13 de julho de 2011

História da Pia União de Santo Antônio



Em 1945 um grupo de pessoas devotas de Santo Antônio, iniciou um trabalho junto às comunidades carentes de Piracicaba. Esse grupo colocava diariamente na porta das casas pão e leite para o consumo do dia. Mais tarde esse grupo passou a ser conhecido como o "Pão dos Pobres", e hoje, Pia União de Santo Antônio. (Pia, do latim Piedosa)

 
A Pia União de Santo Antônio foi fundada em 06/11/1945, na cidade de Piracicaba – SP – Brasil, pelo bispo Dom Ernesto de Paula, e foi inaugurada como entidade estatutária em 06/11/1946. Comemora neste ano de 2011, 66 anos de existência e serviços prestados à comunidade.

Sua sede social funcionava na cripta da Catedral de Santo Antônio. A entidade era constituída por nove zeladoras, sendo que a primeira presidente foi a Sra. Amélia Sampaio Koepper, que ficou no cargo desde a sua fundação até 03/02/1953, quando passou o cargo para a Sra. Branca de Azevedo e, em seguida para a Sra. Alzira Koury Maluf, intitulada como “o anjo dos pobres”, foi presidente durante 38 anos contribuindo significativamente para o desenvolvimento da Pia União de Santo Antônio, E, desde 2009, a Sra. Sueli Ivete Perissinotto Baron está no cargo de presidente desenvolvendo mudanças positivas e significativas na Instituição.

Finalidade

A finalidade da Pia União é eminentemente assistencial. Visa a promoção de diversas obras de caridade cristã em prol da realização humana e dos desvalidos, sem distinção alguma quanto à raça, religião, condição social.

Usuários

Famílias carentes portadoras de problemas emocionais, físicos, econômicos e sociais.

Famílias de baixa renda, decorrente de vários fatores, entre eles o desemprego, mão-de-obra desqualificada, número elevado de filhos, analfabetismo.

Famílias com integrantes portadores de doenças crônicas ou contagiosas, deficientes. Idosos com baixa ou nenhuma renda.

Programas e projetos desenvolvidos pela entidade

1.   Acesso a alimentos: Apoio sócio familiar na distribuição de cestas básicas. Local: Sede da entidade. Funcionamento: 2ª feira – 13h30min às 16h.

2.   Acesso a vestimentas: Fornecimento de roupas, agasalhos, cobertores e sapatos. Local: Sede da entidade. Funcionamento: 2ª feira – 13h30min às 16h.

3.   Grupo de Gestantes: Curso de orientação a gestantes e nutrizes. Local: Sede da entidade.

4.   Mãos que constroem: Grupo de voluntárias que participam de encontros semanais ara a confecção de trabalhos manuais (crochê, bordado, macramé, frivolete) a fim de arrecadar fundos para a entidade. Local: Sede da entidade. Funcionamento: 4ª feira – 13h30min às 16h.

5.   Obra do berço Menino Jesus: Confecção de enxovais por grupos de voluntárias para distribuição em postos de saúde (atividades de corte e costura). Local: Igreja São Benedito Ruado – Rua do Rosário, 800 – Centro. Funcionamento: 5ª feira – 13h às 16h.

6.   Plantão na Igreja Catedral Santo Antônio: Atendimento Geral – escuta/acolhimento. Encaminhamento para os recursos que o município oferece. Funcionamento: 3ª e 5ª feiras das 8h às 11h.

7.   Bazar permanente: Vendas dos trabalhos manuais realizado pelo grupo de voluntárias e participantes do projeto “Mãos que constroem”. Local: Sede da entidade. Funcionamento: 2ª a 6ª feira – 8h às 11h30min ~ 13h às 16h30min.

8.   Atendimento ao idoso: fornecimento de moradias e assistência social a 18 idosos carentes em casas construídas com recursos de doações e cedidas a título de empréstimo (termo de comodato).

9.   Moradia: Residência para pessoas de baixa renda (taxa de moradia para manutenção do imóvel).

Donativos

A Pia União de Santo Antônio conta com o apoio da nossa comunidade para a manutenção e ampliação dos objetivos propostos em seu programa social.

Recebemos donativos de roupas, alimentos ou em espécie em nossa sede ou através de depósito bancário nas contas:

*  Banco do Brasil  - Agência: 0056-6  - C/C: 5839-4

*  Banco Safra        - Agência: 0042      - C/C: 019337-5

Horário de Funcionamento

Sede da Entidade: de 2ª a 6ª feira das 08h às 12h ~13h às 17h.
Paróquia Santo Antônio: Catedral: 3ª e 5ª feiras das 8h às 11h.

Contato

Rua Voluntários de Piracicaba, 1092 – Bairro Alto – Cep: 13419-280
Telefones: (19) 3422-5357/(19)2532-5357
E-mail: piauniao@ig.com.br

Com o intuito de sempre melhorar os serviços oferecidos e promover novos projetos, contamos com a participação da comunidade e devotos de Santo Antônio, acreditando sempre que a "a fé colocada a serviço dos excluídos é a grande marca da vida de Santo Antônio.”